Bruna Gonçalves -Diario Grande ABC
Com o objetivo de divertir o cão e melhorar o relacionamento com o dono, tem crescido a prática de agility - modalidade esportiva que surgiu em 1978 na Inglaterra com o intuito de distrair o público nas exposições de cães.
No Brasil, o esporte existe há 13 anos e possui cerca de 20 escolas, sendo três no Grande ABC. O preço varia entre R$ 90 a R$ 150. "O cão que faz agility se torna mais sociável com outros cachorros e pessoas. É bom para a saúde física e mental do dono. É preciso boa movimentação e coordenação para que a dupla realize bem o percurso", explica Henrique Garcia, coordenador da CBA (Comissão Brasileira de Agility).
Para começar a praticar a modalidade é preciso treinar obediência para depois o animal aprender comandos básicos.
O esporte para os atletas de quatro patas é parecido com o hipismo, em que o cavalo tem de ser ágil e ter coordenação para completar o percurso no menor tempo e sem cometer erro durante a transposição dos obstáculos. O condutor não pode encostar no cão nem ter nada nas mãos para atrair sua atenção, nem petiscos como recompensa.
O adestrador e comportamentalista animal do Clube Pet Memorial, em São Bernardo, Rodrigo Marques, 27, explica que o cão gosta e faz com prazer o esporte. "É ideal para animais hiperativos, porque o gasto de energia é grande", justifica.
"O esporte é dividido em três categorias, de acordo com o porte do animal. Qualquer raça pode praticar e a partir dos seis meses de idade o treino já pode ser iniciado", diz Samir Abu Laila, treinador, condutor e bicampeão mundial de agility. Na prova, o cão sem guia tem de passar por 15 a 20 obstáculos - ziguezagues entre estacas, salto sobre rampas, travessia em passarelas e túneis.
Existe um calendário nacional de competições que acontecem tanto no País quanto no Exterior, como o Campeonato Américas e Caribes, que foi realizado no Chile. Ano passado, esse campeonato aconteceu no Clube Pet Memorial, em São Bernardo. Ainda não há nenhuma prova programada para a região neste ano.
0 Comentários
Deixe aqui a sua opinião =)